Removendo e Criando Usuários no Linux Educacional 3.0
O Linux Educacional 3.0 é o sistema operacional disponibilizado pelo MEC para os laboratórios de informática PROINFO da rede estadual de ensino. Nesses laboratórios, devido ao uso contínuo pela comunidade escolar, é muito comum nos depararmos com aquela área de trabalho toda desconfigurada, sem o botão Iniciar, atalhos, barras etc.
Para realizar o ajuste dessas configurações, as vezes se torna muito trabalhoso então disponibilizo aqui outro método, no qual removemos e criamos o usuário onde no qual apresenta problemas.
Passo 1 – Verifique qual usuário necessita da reparação e acesse o computador com outro usuário que não seja o com problema.
Por exemplo: Se o usuário “aluno1” está com o problema, acesso o computador com o usuário “Professor” para realizar o procedimento.
Passo 2 – Abra o “Gerenciador de Usuário”: Clique em Iniciar depois Sistemas e por fim Gerenciador de Usuários(Kuser)
Passo 3 – Imediatamente será solicitado uma senha com privilégios de administrador para que o sistema libere o acesso ao Gerenciador de Usuários.
Para quem usa os computadores com multiterminais, basta digitar “qwe123” sem as aspas, em algumas máquinas é necessário digitar a senha do usuário em uso, como “professor” ou “coordenador”.
Obs. Geralmente o usuário aluno não tem permissão para realizar esses procedimentos.
Passo 4 – Irá abrir a tela do Gerenciador de Usuários, nela aparecerá uma lista de todos os usuários do computador. Procure pelo usuário a ser removido e clique no botão “Del” (Deletar)
Passo 5 – O sistema solicitará confirmação para excluir os arquivos do usuário a ser excluído, marque as duas opções como na imagem para permitir a exlucsão.
Obs.: Os arquivos da pasta pessoal e área de trabalho desse usuário serão removidos, caso haja necessidade, realize o backup antes desse procedimento.
Passo 6 – Logo em seguida o sistema solicitará permissão para excluir o grupo privado do usuário atual, selecione a opção “Não Excluir”
Passo 7 – Ainda no Gerenciador de Usuários, clique em “ADD” para criar um novo usuário.
Passo 8 – Na tela que surgirá informe insira o nome do novo usuário(o mesmo que havia antes de apagar).
Passo 9 – A tela abaixo será apresentada, informe o nome do usuário novamente no campo “Nome completo”.










Nenhum comentário:
Postar um comentário